Simpósio Artístico Literário de Castanhal / Colóquio de Linguística de Castanhal
Formulário de contato
quarta-feira, 9 de abril de 2014
1ª RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS NO III SALIC/ COLIC
1- O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Amanda Vitória Ferreira Carvalho, Leydiane Sousa Lima e Suelem Bezerra);
2- O GÊNERO FÁBULA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (Melize Borges Pereira, Iza Macêdo de Almeida e Drª Márcia Cristina Greco Ohuschi [orientadora]);
3- A MULTICULTURALIDADE NA LITERATURA: uma proposta para aulas de língua espanhola (Josiane Pinheiro Pereira, Tamires Albuquerque Martins e Msc. Íris de Fátima Lima Barbosa [orientadora]);
4- ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FOCO NAS HABILIDADES (Luiza Moreno Carvalho e Rafael Moraes Dias);
5- ESTUDOS BEM SUCEDIDOS NA LICENCIATURA EM LETRAS FRANCÊS: A AUTORREGULAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA (Karen de Oliveira Miranda e Drª Myriam Crestian Chaves da Cunha [orientadora]);
6- A VARIAÇÃO DE /L/ NOS ATLAS LINGUÍSTICOS BRASILEIROS (Davi Pereira de Souza e Drª Marilúcia Barros de Oliveira [orientadora]);
7- EDUCAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA INGLESA (Patrícia dos Reis);
8- A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (Jaqueline do Socorro Costa SILVA);
9- LETRAMENTO DIGITAL COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Teodomiro Pinto Sanches Neto);
10- O IMPACTO DA METALINGUAGEM UTILIZADA POR ALUNOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA EM TURMAS HETEROGÊNEAS DO PONTO DE VISTA LINGUÍSTICO-CULTURAL (Keite Rafaela Pereira Corpes e Dr. José Carlos Chaves da Cunha [orientador]);
11- O DIÁLOGO ENTRE LINGUAGEM E GRAMÁTICA EM TIRINHAS, HQs, CARTUNS E CHARGES (Msc. Geovane Belo);
12- ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UMA ANÁLISE DO LIVRO “O OUVINTE E A SURDEZ-SOBRE ENSINAR E APRENDER A LIBRAS” (Mônica Ferreira da Silva Garcia e Amanda Vitória Ferreira Carvalho);
13- TRAVESSIAS DO LEITOR NA RECEPÇÃO DE TEXTOS “FICCIONADOS” (Msc. José Sena Filho e Msc Hadson José Gomes de Sousa);
14- UMA PESQUISA TOPONÍMICA NAS AGROVILAS DO MUNÍCIPIO DE MARAPANIM-PA: TOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA (Érica Patrícia Barbosa Costa e Dr.ª Carmen Lúcia Reis Rodrigues [orientadora]);
15- ATLAS LINGUÍSTICO DIGITAL – GEOLING (Rodolfo Rodrigues da Cruz e Dr. Abdelhak Razky [orientador]);
16- CINEMA: CURTA-METRAGEM E A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO L2/LE (Ângela Soraya Neves Freire, Elizama Oeiras Dias e Lucila Kelly Santos Monteiro/orientadora: Msc. Iris Barbosa);
17- UM CONVITE À SOCIOLINGUÍSTICA: reflexão sobre os principais aspectos teórico-metodológicos (Davi Pereira de Souza, Francisca Imaculada Santos Oliveira e Laís de Nazaré dos Santos Santos);
18- UMA BREVE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA ANTONIO GONDIM LINS – ANANINDEUA - PARÁ (Teodomiro Pinto Sanches Neto);
19- A DAMA DO CACHORRINHO: UM CONVITE AO LEITOR (José Guilherme Valente Maia e Andréia de Maria Portugal da Silva Maia);
20- DESLUMBRAMENTOS: O ANDAR FEMININO NA POESIA (Aline Maria dos Remédios Pantoja);
21- LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITORES (Leidiane Farias de Farias);
22- LINGUAGEM E EROTISMO – A IDENTIDADE FRAGMENTADA NO CONTO “ELE ME BEBEU” DE CLARICE LISPECTOR (Alene Caroline de Souza Balieiro/orientadora: Drª Mayara Ribeiro Guimarães);
23- MARIA LÚCIA MEDEIROS E HAROLDO MARANHÃO: GÊNERO, RECEPÇÃO E ENSINO (Rennan José de Souza Sarmento/orientador: José Denis de Oliveira Bezerra);
24- Poeminha da manhã;
25- COMPREENDER A POÉTICA DOS PÁSSAROS NO LIVRO “PAROLES”, DE JACQUES PRÉVERT (Amanda Vitória Ferreira Carvalho);
26- PESSIMISMO E NIILISMO EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (Mauro Lopes Leal);
27- TRADUÇÃO LITERÁRIA: “O CORVO”, DE EDGAR ALLAN POE, SOB A ÓTICA DE MILTON AMADO (Luiza Moreno Carvalho);
28- A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO (Keila Lopes Dinelli Nogueira e Pollyanna Pinho dos Santos);
29- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA (Flávia Maria Aragão Arruda e Luana Jorgina Mendes Mineiro);
30- O LÉXICO DO MIRITI: CULTURA E ARTE LINGUÍSTICA (Jenner Noriyasu Lopes Kusumi/orientadora: Eliete de Jesus Bararuá Solano);
31- GÊNERO DISCURSIVO CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUAS DIMENSÕES SOCIAL E VERBAL (Adriele dos Santos Santana e Drª Márcia Cristina Greco Ohuschi);
32- GÊNERO PROPAGANDA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Júlio Ferreira Neto, Ana Paula Oliveira da Silva e Drª Márcia Cristina Greco Ohuschi).
Obs.: Em breve será publicada uma nova lista, com a relação definitiva dos trabalhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário